Franciscanismo

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Nos Passos do Profeta

Servir em Silêncio
Frei Yuri, CJ, OASF

É bonito ver alguém que se sinta feliz servindo a Deus. Dá vontade de sorrir mais e nasce dentro da gente uma felicidade diferente; como se um Mundo melhor e mais humano já estivesse sendo formado naquele momento. Não é preciso que a pessoa fale. Algumas atitudes são fundamentais para se reconhecer um cristão engajado, um irmão verdadeiramente missionário.
Normalmente, quem gosta de servir a Deus nos irmãos é alguém sincero! Ser sincero é ser cristalino, deixando passar carinho pelos nossos olhos. O sincero não julga os irmãos e nem permite que sejam feitos julgamentos injustos e imprudentes a respeito de qualquer pessoa.
Gosto de ver também os honestos! Sorriem muito e transmitem simplicidade e singeleza em seus atos. São amigos fiéis e suas palavras produzem concórdia e paz.
Acima de tudo, é bonito reconhecer um servo de Deus mais pelas suas obras do que por suas palavras. Falar muitas vezes é fácil, principalmente quando não temos que agir daquela maneira que pregamos na frente dos outros.
É bom e agradável a Deus sermos servos fiéis e honestos, capazes de servi-lo em silêncio, deixando que as obras apareçam sobre nós. Não é fácil agir assim! Agir assim é ser santo. O serviço do Reino exige muita vontade de nossa parte e muita abertura à Graça de Deus.
Hoje, falar é quase uma lei e, por vezes, é melhor falar do que agir para ser aceito. A cultura manda falar, seja por e-mail, por celular, por fax, por blog, por orkut; falar não é o problema. O problema, caros irmãos, é falar com propriedade e com qualidade a coisa certa. Há um tempo, ninguém tinha celular e ninguém sentia falta dessa comunicação constante. O mundo mudou. Agora é bom sempre ter um celular por perto e se possivel dois e mais um pager e um notebook com internet banda larga! Não acho que seja um problema as pessoas quererem se comunicar, mas acho que a comunicação precisa ter uma qualidade melhor. É preciso saber falar! Muitas pessoas brigam por msn ou terminam relacionamentos por e-mail. Não posso negar que muitos casos de amor se iniciam também pelo bate-papo da internet, mas, acima de tudo, a comunicação é algo sério e que precisa ser tido como tal.
Não considero a tecnologia algo ruim, muito pelo contrário. Entretanto, acredito que muita gente se distancia da humanidade, escondendo-se atrás do celular ou da internet. É difícil reconhecer os "honestos" ou os "sinceros" quando a comunicação não é presencial e imediata.O missionário precisa saber se comunicar em todos os meios para alcançar o maior número de pessoas, porém ele precisa viver o Evangelho de forma plena, mais com ações do que com belas
Quem sabe servir, serve também em silêncio, sem precisar alardar toda a vizinhança. quem sabe servir, usa a facilidade de comunicação para se aproximar dos outros e não para se esconder. Servir em silêncio é bem mais do que agir com retidão; é também saber a hora de falar, como falar e pra quem falar.
Enfim, o servo fala, mesmo que esteja calado! As palavras saem de seus olhos e voam pelo ar, pela internet e pelo celular. As palavras do servo verdadeiro saem do coração e vão até outros corações. Não podemos ter medo de falar a todos a Boa Nova, mas precisamos ser presença real também. Se não fizermos assim, não mais se falará em servos "honestos" ou "sinceros" como aqueles que falamos acima, mas falaremos apenas de servos de "bela voz" ou de "palavras doces".
Desejo sucesso a todos!
Pax et bonum!
http://sites.google.com/site/profetacomunhao/artigos-pessoais

Nenhum comentário: